
Na geopolítica não existem heróis ou vilões, existem conflitos de interesses. Não existe governo inocente, nem democrático, nem autocrático. Todo Estado também vai violar direitos humanos. Porque governo não é pai de família e nem amigo do povo. Governo é poder organizado. E se o sistema internacional é anárquico, onde nenhum Estado pode confiar totalmente no outro, então esse poder organizado busca ampliar influência e vantagens para garantir sua própria segurança. Isso leva a abusos não porque governantes sejam perversos, mas porque a lógica de sobrevivência também força decisões que sacrificam direitos individuais. Aliás, essa lógica não pede permissão e sim resultado.
Isso vale para os EUA invadindo países “pela defesa da democracia”, para a França reprimindo protestos “pela ordem pública”, para a Rússia perseguindo opositores “pela segurança nacional”, para Israel bombardeando a Palestina “pela defesa”, além do Brasil com chacinas policiais “pelo combate ao crime”. A China censura “pela estabilidade”, El Salvador prende em massa “pela segurança”, e muitos outros governos também silenciam abusos se isso mantém influência, riqueza ou zona de controle. Aliás, se existe disputa por território, recursos, estabilidade econômica ou vantagem estratégica, o resultado já é conhecido. Sempre haverá alguém pagando o preço, e geralmente é o povo comum.